Páginas

10.1.12

Belo Monte é a Gota D'água?


A menos de um mês para iniciar minha segunda faculdade, agora Engenharia Civil, eu agradeço por ter cursado o Tecnólogo em Saneamento Ambiental na Unicamp que me permitiu ser um pouco mais analítica e cuidadosa com questões que envolve o meio em que vivemos. Afinal, a maioria (não todos) dos engenheiros são apaixonados por grandiosas obras e pelas hidrelétricas.

Que hidrelétricas geram impactos isso é fato, assim como qualquer outro meio de obtenção de energia. O que eu sempre penso são as reais necessidades de uso dessa energia. Nosso modo de vida tem se tornado insustentável ambientalmente, o quanto mais for produzido o quanto mais será gasto e após será pouco, estamos em tempo da Sustentabilidade deixar de ser um marketing para inserir ainda mais produtos e serviços e se tornar uma realidade!

Enquanto eu pensava sobre o assunto e buscava informações a respeito encontrei o vídeo que, para mim, conseguiu sintetizar muitos dos argumentos contra a construção dessa e de outras hidrelétricas em nossa Floresta Amazônica. Assistam ao vídeo, ele é muito claro nas explicações. Deixo o link direto do youtube, pois lá tem vários locais de onde ele tirou as informações, não acredite vá conferir! Sempre!



Sem contar nas extinções e liberações de metano com o alagamento da área, a verdade é ainda muito mais cruel do que lhe apresentaram! Mas muito aquém do problema ambiental, a construção dessa usina reflete um grave problema social para com as populações indígenas e ribeirinhas, algo que já tem acontecido na região. E, claro, política, mas esse é óbvio!! Ou vocês não sabiam??? (rs)  

Focando na parte técnica, a produção do EIA-RIMA ridículo e do "fechar os olhos" da parte do IBAMA só mostra o quanto nossos governantes estão preocupados com os alarmes por parte dos pesquisadores. Os quais dedicam anos em estudo para quem sabe conseguir amenizar todos os impactos que sofreremos com o caminhar da humanidade, a chamada evolução! Fico indignada com a falta de compreensão por parte das pessoas e a falta de disposição para mudar alguma coisa. 

Espero que o vídeo ajude a cada um ter uma melhor opinião sobre o assunto. Procurem: http://www.youtube.com/watch?v=xnitmB22JtQ tem todos os links que precisa para confirmar o que ele diz e ainda tem outro vídeo falando sobre alternativas, procurem.  

Fiquem atentos sempre, façam a diferença onde quer que você esteja, leve o pouco de informação quantas pessoas puder, só assim conseguiremos mudar alguma coisa!

Um forte abraço e NÃO A USINA DE BELO MONTE! Agora com mais firmeza da minha posição!

Nenhum comentário:

Postar um comentário