Páginas

21.9.10

Conhecimento não se transmite, se constrói.

A chamada pedagogia construtiva, pasmem, descobri que muito tem a ver com todas as descobertas científicas de exatas... Em um site sobre matemática assisti a um vídeo o qual explica a respeito das interações do indivíduo e meio para a formação do conhecimento e reações. Como o seu universo interior e mental permite agir no mundo.

Meus técnicos em informática não conseguiram salvar o link para eu postar, o conhecimento deles só construiu métodos de CSS....kkkkk
Portanto terei que deixar o link mesmo:

Assistam pois é bem interessante, vale mesmo a pena.

Agora sobre o conhecimento, existem muitos comentários entre alunos e professores que aprendemos mesmo quando fazemos ou desenvolvemos algo, ou mesmo quando aprendemos sozinhos, sem percebermos já somos adeptos da teoria cronstrutivista, "aprender é alterar o universo interior", provocar construções, nossos métodos convencionais de estudo e de ensino não pregam dessa forma, ainda agem como se todo o conhecimento do professor pudesse ser transferido aos alunos, como isso? Por osmose como se brinca nas escolas e universidades?

A função do educador é provocar essas construções, mas antes mesmo de pensarmos em um professor como essa figura de educador, temos os pais, a criança pode ser instigada a essas "construções" antes mesmo de ir à escola, por meio de brinquedos, objetos, a maneira com que os pais agem e reagem... Nunca dando as respostas ou fazendo tudo a eles. Deixe que caiam, que façam errado, que descubram sozinhos, isso é construir!

Aos educadores, como falou Freinet, FALE O MENOS POSSÍVEL! Instiguem e deixe que criam, que construam seus conhecimentos...

E para quem quer aprender, se concentrem nas construções em seu universo e deixem a preguiça de pensar, de ler, de tentar, de lado.

Bjinhus.
Espero que gostem do vídeo, me contem depois! E tentem não pirar...hehehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário