Páginas

30.7.10

Educação e tecnologia.


Retomo, agora, depois de alguns longos meses, com o mesmo propósito inicial desse blog: Educar!
Engraçado como por mais que andamos e mudamos pensamentos e planos, algumas coisas não mudam nunca. Uma delas em mim é acreditar na educação como meio de mudança comportamental e o sonho de uma, duas, três, vàrias salas de aulas, grupos, reuniões para falarmos e aprendermos sobre educação, sobre meio ambiente, sustentabilidade e porque não tecnologia? ... Esse universo todo que amo!
Este ano comecei pensando no meu trabalho de conclusão da graduação, afinal, estou no último ano e em tantas reviravoltas que vivemos, comecei com uma iniciação científica com um programa de computador para estudar transientes hidráulicos e aplicar isso na graduação... Ainda faço isso, mas meu trabalho na verdade será outro... Vou desenvolver material didático e aplicar um outro programa mais simples, o EPANET, em uma turma de uma disciplina chamada Hidrotécnica II, encarada por muitos alunos como o monstro dos quatros anos de graduação... Mais que apenas desenvolver métodos técnicos de usar o programa me apaixonei ainda mais pelo ensino. Como a frase de nosso querido Paulo Freire: “educação é uma forma de intervenção no mundo”, isso só me confirma a fé que tenho de que mudamos atitudes e comportamentos com educação.
Para iniciar meu trabalho estou lendo “Pedagogia da Esperança – Um reencontro com a Pedagogia do oprimido” de Paulo Freire, apesar de ter começado por esse, sem ler antes a Pedagogia do Oprimido o livro tem, sim, sido bem claro, acredito que quando eu ler a Pedagogia do Oprimido, que lerei, o farei com um posicionamento diferente já sabendo das retrações e temas reabordados no agora. Apesar de que para quem lê, o deve fazer de mente aberta sem pré-julgamentos e com a consciência de que irá crescer e aprender algo, por menor que seja.
Semana que vem volta as aulas, o meu trabalho e vamos que vamos, com fé, animo e coragem, pois esse semestre promete muito!
Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário